Poupar

Quatro situações em que o dinheiro pode comprar felicidade

2 min
situações em que o dinheiro pode comprar felicidade

Diz o ditado que o dinheiro não traz felicidade, mas há cada vez mais especialistas a afirmar que a sabedoria popular pode não estar completamente certa. Várias pesquisas mostram que a forma como se gasta o dinheiro pode ajudar a aumentar a satisfação com a vida. Saiba quais são as quatro situações em que o dinheiro pode comprar felicidade.

1. Compre experiências. Quer gastar o seu dinheiro de forma a desfrutar por mais tempo da compra que fez? “Invista” numa experiência. Os especialistas dizem que gastar dinheiro numa ida a um restaurante ou numa viagem proporciona mais satisfação a longo prazo do que utilizar o mesmo valor na compra de um objeto. Até porque as experiências permitem a criação de memórias, que nos permitem relembrar e reviver um momento de felicidade.

2. Compre tempo. A falta de tempo para fazer aquilo que nos deixa mais felizes e satisfeitos é um dos fatores que causa mais insatisfação na vida quotidiana. Utilize o seu dinheiro para pagar serviços domésticos, como a lavandaria ou, mesmo, para pagar os serviços de entrega de compras ao domícilio e compre tempo para se poder dedicar àquilo que mais gosta.

3. Compre agora e consuma depois. Comprou um bem? Uma forma de garantir maior satisfação está em esperar para usufruir aquilo que adquiriu. Segundo os especialistas, no período de espera entre a compra e o usufruto do bem, a satisfação aumenta. 

4. Invista nos outros.  Mais do que gastar dinheiro consigo próprio, gastar dinheiro com os outros dá satisfação e aumenta o nível de felicidade. Em vez de comprar algo para si, pense em algo para oferecer ou planeie pagar uma experiência que possa partilhar, como um almoço ou um jantar. Investir nos outros é, também, uma forma de investir em relações com pessoas que são importantes para nós, o que ajuda a aumentar o nível de bem-estar e satisfação com a vida.

Leia mais  Carnaval: máscaras e outras atividades para entreter as crianças