Poupar

10 receitas de comida para o seu cão feitas em casa

3 min
receitas de comida para o seu cão feitas em casa

1. Biscoitos de manteiga de amendoim. A maior parte dos caẽs gosta de manteiga de amendoim e sempre é uma forma de introduzir uma gordura saudável na dieta do cão. Tenha apenas o cuidado de comprar uma variedade com baixo teor de sal.

2. Petisco caseiro com peles de aves. Aproveite as peles do frango e peru para fazer petiscos mastigáveis para o seu cão. Aqueça o forno a 180 graus, coloque as peles no forno e deixe alguns minutos até cozinhar um pouco. Retire do forno e deixe arrefecer.

3. Petisco caseiro com tiras de vegetais e frutas. Usando o mesmo processo, corte tiras de batata, cenoura e banana e coloque no forno. Deixe cozinhar alguns minutos, retire do forno e deixe arrefecer.

4. “Bombons” de gelo. Alguns cães gostam de trincar cubos de gelo. Se é o caso do seu cão pode aproveitar para lhe fazer uma guloseima. Compre iogurtes naturais sem açúcar e distribua os iogurtes pelas couvetes de gelo.

5. Almondêgas caseiras de vaca. Se apara os bifes, aproveite as sobras para fazer almondêgas para o seu cão. Pique as sobras de carne. Pode aproveitar para juntar vegetais ou legumes, como cenoura, ou feijão, por exemplo. Molde em bolinhas e cozinhe no forno.

6. Almondêgas caseiras de aves. Aproveite também os restos de frango e peru para fazer almondêgas para o seu cão. Como a carne de aves tem menos gordura que a de vaca ou porco, utilize um pouco da pele quando picar a carne para ser mais fácil moldar as bolinhas. Também pode misturar vegetais e legumes. Cozinhe no forno.

7. Aproveite os restos de frango para fazer um estufado com vegetais. Lembre-se que para cozinhar para o seu cão não precisa de fazer refogados, nem colocar sal. A gordura que a carne solta ao cozer é suficiente para “dar gosto” aos vegetais.

Leia mais  Tem férias não gozadas? Saiba o que fazer

8. Aproveite os restos de carne de vaca e porco para fazer um estufado com vegetais. Coza os restos daquilo que preparou para a família com alguns vegetais para fazer mais uma refeição para o animal. 

9. Faça uma feijoada. Se quer cozinhar proteínas para o seu cão e não tem muita carne disponível, coza feijão juntamente com os pedaços de carne que tiver. Desta forma, reforça o consumo de proteína do animal recorrendo a uma fonte vegetal e mais barata. 

10. “Sobremesa” de fruta. Por norma, deve evitar dar açúcar ao cão, mas de vez em quando pode oferecer-lhe uma sobremesa feita por si e sem açúcar acrescentado. Aproveite uma peça de fruta mais madura, como banana ou maçã, junte algumas colheres de iogurte natural sem açúcar, triture tudo e sirva em pequenas doses.